Na manhã desta sexta-feira (03/09), a equipe de produtores e técnicos da Secretaria da Cultura e Turismo esteve reunida para articular mutirões, formações e encontros de tira-dúvidas para os interessados no Edital de Criação Artístico-Culturais da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. Os encontros estão previstos para acontecer nos dias 09 e 10 de setembro nos distritos de Aracatiaçu, Taperuaba, Jordão e Jaibaras.
Após o momento, ficou estabelecida a realização de uma extensa programação de atendimento aos interessados em submeter propostas, fazendo questão de alcançar desde o jovem artista até a grande parcela de produtores tradicionais da região. Serão realizados momentos virtuais e presenciais, além de uma onda de produções informativas para as redes sociais.
A equipe ficará dividida para atender as demandas da classe artística e esclarecer os processos burocráticos da inscrição de propostas no edital federal. Três produtores estarão circulando pelos distritos nos turnos da manhã e da tarde, enquanto outra equipe ficará fixa na sede da secretaria realizando encontros virtuais nos turnos da manhã e da noite.
Além disso, cursos e oficinas estão em processo de final de organização, a coordenadora de Artes, Cultura e Cidadania, Neyci Sotero explica. “Uma das formas que a gente pensou, além desses encontros de tira-dúvidas, foi a capacitação desses agentes culturais com a oferta de oficinas, ensinando como eles podem criar o perfil no Mapa Cultural, para construção de portfólio e outra, muito bacana, para elaboração de projetos”, relatou a coordenadora.
EDITAL DE CRIAÇÃO
Lançada em 01 de setembro, a Chamada Pública para Seleção de Propostas de Criação Artístico-culturais (DOM nº 1152) marca o início da segunda fase Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural que, após alterações pelo Governo Federal, permite a utilização do saldo remanescente de 2020 pelo distrito federal, estados e municípios.
Em Sobral, foram disponibilizadas três modalidades para os proponentes inscreverem seus projetos: criação e desenvolvimento; pesquisa e formação. O edital visa oferecer auxílio aos trabalhadores da cultura, grupos e coletivos que sofreram os impactos sociais e econômicos da pandemia, por meio do incentivo à criatividade artística e o fomento às expressões culturais.
As inscrições ficam abertas até o dia 30 de setembro, exclusivamente por meio do Mapa Cultural. Dezoito (18) linguagens artísticas serão contempladas e, até 41 propostas, serão selecionadas.