A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), lança nesta quarta-feira (01/09) a Chamada Pública para Seleção de Propostas de Criação Artístico-culturais inéditas (DOM nº 1152). As inscrições são feitas exclusivamente através do MAPA CULTURAL e seguem abertas até o dia 30 de setembro. Até 41 (quarenta e uma) propostas serão selecionadas.
A ação tem como objetivo minimizar os impactos sociais e econômicos sofridos pelos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, grupos e coletivos de Sobral, devido à pandemia, através do incentivo à criação artística e fomento das expressões culturais, selecionando propostas apresentadas e/ou desenvolvidas em qualquer tipo de suporte, formato, linguagem artística ou mídia.
O proponente poderá inscrever projeto em uma das 03 (três) modalidades: Criação e Desenvolvimento; Pesquisa e Formação. Podendo se relacionar com uma ou mais linguagens artísticas e/ou segmentos culturais (música, teatro, dança, circo, literatura, cultura alimentar, audiovisual, artes visuais, produção cultural, humor, moda, performance, jogos, cultura digital, técnica de eventos e espetáculos, artesanato, memória e patrimônio cultural, cultura popular e tradicional).
De acordo com Neycikele Sotero, coordenadora Cultura, Artes e Cidadania, o Edital vem para suprir uma demanda antiga da classe artística sobralense que pôde ser contemplada a partir da Lei Aldir Blanc. “Sobral, agora em setembro lança o primeiro edital que é o Edital de Criação Artístico-culturais, como uma forma de reutilizar o saldo remanescente e, no início de outubro, pretendemos lançar o segundo edital que é um Edital de Premiação”, explicou.
Acesse a ficha de inscrição no Mapa Cultura Sobral clicando AQUI