Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

A Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), em conjunto com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) e a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), realizaram, na última terça-feira (17/08), uma visita técnica à Instância Hidromineral Olho D’água do Pajé, em Taperuaba, para debater alternativas de revitalização para o complexo turístico e formas de conservação para as duas nascentes. Reconhecido como uma Reserva Ambiental, o espaço, com área de 12,32 hectares, possui chalés e ambiente para recepção de visitantes.

A visita serviu de ponto de partida para os processos de estudo das rotas turísticas de Sobral. O projeto tem a iniciativa da Secult e visa transformar o patrimônio cultural da região em percursos vinculados ao Centro de Referência ao Turismo, de maneira a atrair visitantes e incentivar a geração de renda para famílias locais.

Durante a visita, a secretária da Cultura Simone Passos, o coordenador de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia, Edilberto Florêncio; a diretora de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da AMA, Úrsula Nóbrega; e o gerente de manutenção da Seinfra, João Paulo Araújo, analisaram o estado de conservação das estruturas e discutiram possibilidades de restauração dos espaços valorizando o patrimônio cultural encontrado no local.

“Para além do Centro Histórico, essa zona rural dos distritos de Sobral tem uma potência para o turismo de base natural, comunitária e arqueológica muito grande. A gente tem na região de Taperuaba, Aracatiaçu e Bilheira sítios de pinturas rupestres, monólitos, além de dois espaços fundamentais de reservas naturais”, destacou o coordenador Edilberto Florêncio.

Também estiveram presentes à visita Neycikele Sotero, coordenadora de Artes, Cultura e Cidadania da Secult; Vicente Batista, diretor do Centro de Referência ao Turismo; Sarah Farias, gerente de biodiversidade da AMA; Rosaldo Freire, gerente da AMA; e Evangelina Oliveira, assistente técnica da AMA.

INSTÂNCIA HIDROMINERAL

Finalizado em 2001 pelo então prefeito Cid Gomes como Reserva Ambiental, o projeto objetivava a valorização do turismo ecológico na região do distrito de Taperuaba. Atualmente, a Instância Hidromineral do Olho D’água do Pajé oferece grande potencial turístico pelas riquezas naturais presentes no terreno, sítios arqueológicos com pinturas rupestres e espaço de contato com o bioma da caatinga em seu estado natural.

Além das duas nascentes de água, a Instância Hidromineral possui um complexo de seis chalés, espaço para eventos com três piscinas, recepção, estábulo e acesso ao Rio Pajé. Possui, ainda, proximidade à Unidade de Conservação Municipal Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha.