A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), destaca, neste sábado (08/05), o Dia Nacional do Turismo, em mais uma publicação de Arte Colagem, que homenageia cartões postais da cidade. Este trabalho foi iniciado no mês de abril, nas redes sociais do Fala Secult Sobral, trazendo uma saudação à cidade e uma homenagem simbólica, já que as atividades se encontram suspensas pelo atual contexto, ocasionado pelos efeitos da pandemia da Covid-19.

Sobral tem como destaque, na sede, o turismo cultural e, na zona rural do município, o ecoturismo. Segundo o resultado coletado pelos relatórios referentes às visitas realizadas nos equipamentos culturais da cidade, nos anos de 2019 e 2020, a Casa da Cultura de Sobral é o equipamento que mais recebeu visitantes, em quantitativo total, com número superior a sete mil pessoas.

Já o quantitativo da soma total de visitantes, de todos os equipamentos culturais do município, é superior a 36 mil. Os dados são dos registros coletados que antecederam a suspensão das atividades, até o ano de 2020.

A exemplo do ecoturismo no município, merece destaque a Unidade de Conservação Municipal Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha. Criada em 2010, com aproximadamente 600 hectares, situada no distrito de Taperuaba, a unidade tem como objetivo proteger os ambientes naturais, assegurando condições para existência ou reprodução de espécies, comunidades da flora e da fauna local, residentes ou migratórias.

Vale ressaltar que, apesar das atividades se encontrarem suspensas, a Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral já planeja novas e estratégicas projeções para os dois setores.

Para a secretária Simone Passos, uma das principais visões da gestão é tornar Sobral um dos principais pontos turísticos, em âmbito estadual. “Uma das visões estratégicas da pasta é integrar Sobral às principais rotas turísticas da região Norte do Ceará. Vejo como grande potencial da cidade, a sua localização entre os dois grandes destinos turísticos do Estado: Serra da Ibiapaba e Jericoacoara", pontuou Simone.