No último sábado (20/03), Denise Moreira, 24, acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC - Fortaleza), entrou para os “Assuntos do Momento no Ceará”, na rede social Twitter, ao falar sobre os pontos culturais e turísticos da cidade de Sobral, de forma criativa e saudosa.
Viralizar nas redes sociais é algo que acontece, diariamente, dentro de diversos assuntos, plataformas digitais e pelas mais plurais razões, sendo elas positivas ou não. No caso de Denise Moreira, além de saudar a cidade em que nasceu, foi uma forma de compartilhar um pouco do processo de elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo (TCC): “Entender o quanto a vida da gente é moldada pelo lugar em estamos inseridos. Sempre me inspirei muito por andar pelas ruas, praças, ver os prédios e isso foi despertando um carinho muito grande pela área. O curioso é que, dentro da graduação, eu fui tendo mais e mais repertório para achar minha cidade incrível”, pontuou Denise.
A estudante desenvolve pesquisa intitulada “Do outro lado da rua: o regional e o contemporâneo em uma proposta para educação sobralense”, orientada pelo professor doutor Romeu Duarte Júnior. Uma das hipóteses levantadas no desenvolvimento do seu trabalho (ainda em construção), é de que o investimento em educação e cultura na cidade foi o que garantiu o sucesso da vitalidade urbana do tombamento de sobral.
Sobral se encontra sob medida de isolamento rígida (lockdown), apenas em funcionamento e permanência das atividades de serviços essenciais, e de alguma forma, a publicação celebrou as belezas da cidade e despertou sentimento de pertencimento, contemplação por sobralenses e por aqueles que a admiram.