Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

image.png

Nos dias 1º e 2 de setembro, o Theatro São João e a Escola de Música de Sobral sediaram a V Conferência de Cultura de Sobral, que teve como tema "Democracia e o exercício dos direitos culturais". O evento se consolidou como um espaço fundamental para debates e reflexões sobre as políticas culturais que guiarão o município nos próximos anos e atraiu uma audiência diversificada, incluindo artistas locais, entusiastas da cultura e representantes do Ministério da Cultura do Ceará, além do presidente de honra do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais, Humberto Cunha, cuja experiência enriqueceu as discussões.

Ao longo da conferência, os participantes puderam debater e propor metas para os planos municipal, estadual e nacional de cultura em seis eixos, que incluíram questões essenciais como a democratização do acesso à cultura, diversidade cultural e transversalidades de gênero, sexualidade, raça e acessibilidade na política cultural, economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade, entre outros.

Um dos momentos de destaque foi a Plenária Geral, no qual as metas criadas nos seis eixos temáticos foram apresentadas e defendidas com o objetivo de encaminhá-las para a Conferência Estadual de Cultura do Ceará. Além disso, houve a eleição dos 8 delegados municipais que representarão Sobral na 4ª Conferência Estadual de Cultura do Ceará, número composto por 5 titulares da sociedade civil e seus respectivos suplentes; e 3 titulares e suplentes do poder público. A escolha se deu por meio de votação democrática durante o evento.

Ao todo, a V Conferência de Cultura de Sobral contou com a participação de 227 inscritos, demonstrando um forte interesse da comunidade em moldar as políticas culturais do município. As discussões e ideias apresentadas ao longo do evento contribuirão para a construção de uma cultura mais inclusiva, diversificada e acessível em Sobral nos próximos anos.

Confira o resultado dos representantes da Sociedade Civil e Poder público, entre titulares e suplentes:

SOCIEDADE CIVIL:
TITULARES
1- Romualdo da Silva Teixeira - Coletivo Ocuparte
2- Chrislene Carvalho dos Santos Pereira Cavalcante - ANPUH, UVA, UNINTA, ASEL, IHGS
3- Emerson de Melo Freitas (Emerson Milonga) - Ponto de Cultura Escola Livre Capoeira
4- Luiza de Marilak Saboia dos Reis - Circo Águias Humanas
5- Fabiano da Silva Teixeira - Eva Feira Criativa
SUPLENTES
1- Maria Antonia Veiga Adrião - UVA
2- Francisco Gilberto Pereira Lira - Classic Fashion Models Agency
3- Gabriel da Silva lima
PODER PÚBLICO:
TITULARES
1- Simone Rodrigues Passos - SECULT Sobral
2- Paula Silveira da Cunha - SECULT Sobral
3- Edilberto Florêncio dos Santos - SECULT Sobral
SUPLENTES
1- Francisco Saymon Lopes Leandro - SECULT Sobral
2- José Rogers Winchester de Sabóia- SEDHAS
3- Jander Alcântara - SECULT Sobral

 

Confira o relatório final do evento AQUI

Facebook