O Theatro São João foi palco, na noite da última quinta-feira (26/01), da cerimônia de posse dos novos membros dos Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR) e de Patrimônio Cultural (COMPAC). Durante a noite, foram apresentadas as principais diretrizes de cada conselho e certificaram os 58 conselheiros, entre titulares e suplentes.

Entre os conselheiros certificados, estão representadas instituições do âmbito público, privado, setor de serviços, setor de ensino e instituições da sociedade civil, com atividades nas áreas da Cultura, Turismo e Patrimônio.

O momento contou com falas institucionais da secretária da Cultura e Turismo, Simone Passos, presidente dos Conselhos; da secretária da Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Lima, vice-presidente do COMPAC; e da coordenadora de Fomento ao Turismo e à Economia Criativa (Secult), Paula Silveira, e do coordenador de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia (Secult), Edilberto Florêncio, conselheiros suplentes.

"Esse momento é um marco importante na política do Turismo e do Patrimônio em Sobral e traz um fortalecimento dos setores com representantes de diversas instituições. Com a criação dos conselhos, Sobral ganha um espaço institucional para a participação da sociedade civil nas tomadas de decisão sobre a salvaguarda do patrimônio local e sua difusão, além de possibilitar a proposição e planejamento de ações para o turismo", celebrou a secretária Simone Passos.

Os Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR) e de Patrimônio Cultural (COMPAC) têm como objetivo fortalecer a participação da sociedade na formulação das políticas públicas. Priorizando o diálogo democrático e gestão coletiva. Ambos estão vinculados diretamente à Secretaria da Cultura e Turismo (Secult) de Sobral, órgão municipal gestor das pastas.