Como forma de aprofundar os conhecimentos dos estudantes nos pontos históricos e culturais de Sobral, a turma do curso de Agente de Informações Turísticas participou, no último sábado (17/12), de uma visita guiada pelo Centro Histórico.

A visita foi ofertada pela Casa do Capitão-Mor de Sobral (Rua Randal Pompeu, 145 - Centro), equipamento que funciona como Centro de Referência Cultural e Histórica da cidade. A equipe da Casa levou os estudantes a um passeio pela área tombada de Sobral, percurso que partiu da Margem Esquerda do Rio Acaraú, saindo do Marco Cívico, em frente ao Museu MADI, e passou por pontos como a Igreja da Sé, Casa de Câmara e Cadeia, Casa da Cultura e encerrou na Praça do Theatro São João, ao lado da Estátua do Belchior.

Edcarlos Araújo, diretor da Casa do Capitão-Mor, falou sobre como a visita pode enriquecer a experiência dos alunos no curso. "A visita proporcionou aos estudantes do curso uma concepção mais ampla sobre a transformação de Sobral e como ela foi crescendo ao longo dos séculos, ressaltando os principais pontos históricos e culturais da cidade, através da sua arquitetura".

Ponto marcante do espaço urbano de Sobral, o Sítio Histórico vai além de um atrativo turístico, ao servir de base para estudos sobre a evolução do município, desde o período colonial até os dias atuais. A visita focou no processo de tombamento e em como a cidade pode ser entendida como Patrimônio Nacional.

CURSO DE AGENTE DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
Com o objetivo de capacitar os jovens profissionais para atender o fluxo diário de turistas que chegam na cidade, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estão realizando o curso de Agente de Informações Turísticas.

O curso integra o programa #OcupaJuventude e conta com 200 horas/aula. A grade foi pensada de forma a orientar os alunos para entender a cidade e seus maiores atrativos turísticos. Os encontros são semanais e acontecem até 20 de janeiro de 2023.

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Cultura e Turismo
Jornalista responsável: João Victor Costa