Entre 25 e 28 de outubro, a Coordenadoria de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia, da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), realizou a VI Semana Municipal do Patrimônio com uma programação formativa e de conscientização sobre tombamento e conservação da memória.

A programação teve como objetivo fortalecer a política de educação acerca do patrimônio e as ações que a Secult vem realizando. Foram desenvolvidas atividades na Casa do Capitão-Mor José de Xerez Furna Uchoa, espaço cultural do município, e também palestras em Universidades e Escolas da rede pública municipal e estadual, resultando em um público alcançado de mais de 300 participantes.

Edilberto Florêncio, coordenador de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia, comentou sobre a decisão de focar a programação deste ano em instituições de ensino. "Esta escolha se deu pela observação da grande participação do público escolar na visitação dos equipamentos culturais do município. Como também devido à lei que institui o Dia Municipal do Patrimônio que destaca a realização de atividades com o público estudantil".

A programação apresentou percursos, oficinas e formações, promovendo ações na Faculdade 5 de Julho, na Escolas Netinha Castelo (bairro Campo dos Velhos), no Centro de Ensino a Jovens e Adultos (CEJA) Profª Cecy Cialdini (Centro) e na Escola Maria Dorilene (bairro Gerardo Cristino). Todas as atividades foram gratuitas e trouxeram como pauta primordial os espaços naturais ou edificados, nos quais se desenvolveram ofícios e afetos da sociedade.