Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

 

Os servidores da Prefeitura de Sobral participaram, na tarde desta quinta-feira (20/10), da 7ª edição da Ciranda de Formação, que incitou debates e discussões acerca da participação da criança na cultura. A edição foi realizada pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), no auditório do SESI/SENAI.

O encontro intersetorial iniciou com apresentação de malabares, entrega de pirulitos aos servidores credenciados e espaço com brinquedos e brincadeiras tradicionais para o público se divertir antes da cerimônia. A abertura oficial da programação foi feita pelo Coral Infantil da Escola de Música de Sobral, como forma de prepará-los para a imersão na temática infantil que foi abordada.

A formação seguiu com uma roda de conversa composta pela Secretária Simone Passos e coordenadores da Secult Sobral, Edilberto Florêncio (Patrimônio Cultura, Memória e Museologia), Paula Silveira (Fomento ao Turismo e à Economia Criativa) e Neycikele Sotero (Artes, Cultura e Cidadania), no qual foram apresentados os projetos realizados pela pasta direcionados à Primeira Infância no município.

Alemberg Quindins, fundador da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, foi o palestrante da tarde e apresentou com muita irreverência as vivências da organização não-governamental que atua há mais de 20 anos com as crianças de Nova Olinda - CE.

Os destaques da apresentação foram os projetos Rua de Brincar e Salãozinho de Artes Visuais, ações mais recentes da pasta de incentivo à cultura e promoção de espaços de lazer para crianças.

A formação com os servidores municipais é realizada em parceria com a Rede Urban95 em prol do desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos. As cirandas começaram em abril e já abordaram abordaram as seguintes temáticas: “Políticas públicas para a primeira infância: responsabilidade de toda Sobral”; “Crianças e infâncias diversas: fazendo valer os direitos e a participação”; “A criança e a cidade: direito à cidade e à mobilidade”, “Qualidade, inovação e desafios em serviços para a primeira infância” e "Comunicação Não-Violenta".

A rede Urban 95 é uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. A rede considera a experiência de uma criança de três anos de idade que, em média, tem até 95 centímetros de altura, pois uma cidade boa para crianças é boa para todos.

Facebook