A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.


Com quase dois meses desde o início das aulas em Sobral, os cursos de Audiovisual e Teatro (Poéticas do Som), ofertados pelo Programa aBarca - Travessias do Porto, iniciam o terceiro módulo do seu conteúdo programado, nos dias 1º e 5 de setembro. As formações atendem 30 alunos bolsistas dos bairros Sinhá Saboia, Cohab I, Cohab II, Gerardo Cristino, Vila União e José Euclides (Terrenos Novos).

Dispondo de momentos teóricos e práticos, as aulas são realizadas semanalmente na Estação Juventude Pe. Albani (Teatro), localizado no bairro Cohab I, e no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Regina Justa (Audiovisual), localizado no bairro Vila União. Cada turma atende 15 jovens de 15 a 29 anos e oferece uma bolsa/incentivo de R$ 200,00 por módulo.

Os cursos contam com uma grade curricular que visa contribuir com a formação de novos profissionais para a composição da área técnica do setor cultural. Sua realização acontece, por meio de uma articulação da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult) de Sobral, com o Governo do Estado do Ceará e o Instituto Porto Iracema das Artes.

No terceiro módulo, serão abordados conteúdos como “Desvios sonoros”, ministrado por Thamires Coimbra, e “Sonoridades da cena: voz, som e sonoridade inventiva”, com Raul Xavier. Os dois artistas integram o grupo de professores que conta com agentes culturais da região, como Natal Portela, coletivo Câmera da Peste, Sabrinah Sá e coletivo O Cheiro do Queijo.

Os cursos de Audiovisual e Teatro (Som e Luz) integram o calendário formativo do Programa aBarca, realizado pelo Porto Iracema, escola de artes do Governo do Estado do Ceará gerida pelo Instituto Dragão do Mar; e pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social (Sedhas), por meio da Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências (UGP-PV); a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e o Instituto Ecoa.

Facebook