A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

 

Como forma de fortalecer relações entre as políticas públicas culturais desenvolvidas em Sobral com o estado, a secretária da Cultura e Turismo de Sobral, Simone Passos, compareceu, nesta segunda-feira (16/05), à uma série de reuniões com gestores culturais de Fortaleza. O objetivo dos encontros foi firmar parcerias e tratar de pautas como formação e descentralização de programas e projetos.

Ao todo, a comitiva participou de cinco reuniões na capital do Estado, tratando com importantes instituições culturais como a Secretaria da Cultura do Ceará, Porto Iracema das Artes, Cine Teatro São Luís e Porto do Dragão. Os encontros tiveram pautas em comum, como os projetos e programas desenvolvidos pela Coordenadoria de Artes, Cultura e Cidadania da Secult Sobral e pela diretoria de Ação Cultural do Instituto ECOA, com foco em formação, programação musical, projetos de cinema, preservação do patrimônio e ideias para os 250 anos de Sobral.

A secretária da Cultura e Turismo, Simone Passos, expressou positividade após o encontro com o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, e a secretária executiva, Valéria Cordeiro. “Foi uma reunião muito boa. Discutimos sobre a situação do Theatro São João, que é tombado em nível estadual, um belo teatro monumento, e as políticas de patrimônio também pensando já nos 250 anos de Sobral e sobre as políticas de formação. Foi um momento bem bacana”, afirmou.

A equipe retorna à Sobral com importantes encaminhamentos e diversas parcerias firmadas, expandindo o catálogo de projetos de ação cultural desenvolvidos na sede e distritos, mas também articulando a inserção de artistas locais no âmbito das produções estaduais. A secretária participou das visitas acompanhada pela coordenadora de Artes, Cultura e Cidadania, Neycikele Sotero; pela gerente de Formação Artística, Produção de Conhecimento e Pesquisa, Jander Alcântara; e pelo coordenador de Ação Cultural, Felipe Souza.

Além do gabinete da Secult Ceará, estiveram presentes nos encontros, a equipe de coordenadores do Porto Iracema das Artes: Edilberto Mendes, Maíra Abreu, Isaac Pipano, Camila Alves e Ihvna Chacon, coordenadora Administrativa do projeto Abarca. No Cine Teatro São Luís participaram da reunião o diretor José Alves Netto; a produtora Nefertith Andrade; e a coordenadora de Pautas, Gabriela Alves. No Centro Cultural Porto do Dragão, a equipe foi recebida pela gestora executiva Helena Barbosa; pelo coordenador de Artes e Cidadania Cultural, Caio Feitosa; e pela analista de Projetos, Cris Vale. Já no Instituto Dragão do Mar, a reunião foi com a gerente de Articulação Institucional, Camila Maria.

Facebook