A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

 

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), reabriu, na terça-feira (03/05), a Casa do Capitão-Mor José Xerez de Furna Uchoa com uma programação cultural e visitação liberada para públicos de todas as idades.

A programação da noite foi iniciada com as falas do diretor da Casa do Capitão-Mor, Edcarlos Araújo, e do coordenador de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia, que deram as boas-vindas ao público. Na ocasião, também foram realizadas apresentações culturais com o poeta Juvenal Arruda e o músico Rosálio Martins, além das feirinhas criativas Sebo Books Fly e Sublimais.

Após as apresentações culturais, a Casa foi oficialmente liberada para visitação do público. Os visitantes puderam conhecer mais sobre a História e Arqueologia da Casa e de Sobral, por meio das salas e exposições disponíveis no equipamento, que funciona como Centro de Referência Histórica e Cultural de Sobral.

O coordenador de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia, Edilberto Florêncio, relembra a importância de reabrir a Casa após o período de pandemia próximo aos seus 15 anos de funcionamento. "A Casa tem desenvolvido um papel bem importante na cidade, que é atuar diretamente com as atividades de educação para o patrimônio, seja ele material ou imaterial, para a população de modo geral. Reabrir agora é retomar esse trabalho de discussão e aprofundamento sobre a cultura local a partir deste espaço", disse.

O diretor da Casa do Capitão-Mor, Edcarlos Araújo, ressaltou a importância histórica da Casa e como a programação da noite valoriza esses atrativos. "A reabertura contou com uma programação de visita ao espaço museológico da Casa que é muito importante pra gente. Porque conseguimos expor um pouco dos vários patrimônios que Sobral detém", explicou.

A Casa do Capitão-Mor José de Xerez Furna Uchoa retoma seu funcionamento de terça a sábado, das 8h às 12h e das 15h às 19h, oferecendo visitas mediadas ao Centro Histórico, exposições, oficinas e atividades educativas para o público infantil. A Casa funciona também aos sábados e em outros horários mediante agendamento.

Facebook