Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

 

Como resultado de meses de planejamento e articulação da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult) de Sobral, foram realizados, na manhã do último sábado (29/04), os primeiros testes das Rotas Turísticas. Por seu caráter inicial, a ação foi direcionada à um público restrito de participantes do 39º Seminário sobre a Educação de Sobral.

Com o objetivo de apresentar atrativos diversos para os visitantes, a rota testada mesclou dois dos grandes circuitos da sede, o de Centro Histórico e o de Parques e Jardins. Dentre os principais pontos turísticos visitados pelo grupo estão a Margem Esquerda, o núcleo histórico da Igreja da Sé e Casa do Capitão-mor, Jardins Filtrantes dos parques da Cidade e Pajeú, e um momento para a gastronomia popular no Bar do Demerval e seu Torresmo.

A manhã de visitações contou com a participação do diretor da Casa do Capitão-mor José Xerez de Furna Uchoa, Edcarlos Araújo, e da gerente de Biodiversidade da Agência Municipal de Meio Ambiente, Sarah Farias, como mediadores das rotas do Centro Histórico e de Parques e Jardins, respectivamente.

A visitante, Morgana Farias, se encantou com os espaços visitados e pelas curiosidades sobre a história de Sobral que não conhecia. "Eu conheci as meninas [da Coord. de Turismo] fazendo a divulgação no Seminário da Educação e tive a curiosidade de participar e de vir conhecer a fundo o que é realmente a história de Sobral", comentou.

A coordenadora de Fomento ao Turismo e à Economia Criativa, Paula Silveira, ressalta a importância do momento para as políticas da área em Sobral. "Isso é só o começo. Nós teremos em maio mais alguns testes, então eu convido todos. Teremos em breve rotas para a Pedra da Andorinha, Olho D'água do Pajé e muito mais", disse.

As Rotas Turísticas de Sobral integram um plano de incentivo ao turismo desenvolvido para impulsionar os atrativos da sede e dos distritos, por meio da Coordenadoria de Fomento ao Turismo e à Economia Criativa da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult) de Sobral.

 

Facebook