A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

 

Na noite da última quarta-feira (06/04), o Theatro São João foi palco da aula inaugural da Escola de Artes de Sobral. A solenidade marcou o início das atividades letivas do programa que proporcionará formações gratuitas em dança, música e teatro.

O momento foi carregado de emoção, celebração e conquistas para a comunidade artística sobralense e contou com uma programação cheia de apresentações de artistas locais nas referidas linguagens.

A secretária da Cultura e Turismo de Sobral, Simone Passos, se emocionou e reafirmou a grandeza da conquista para o setor da Arte e da Cultura sobralense. “Eu tô muito feliz com esse momento. A caminhada até chegar aqui foi muito longa, mas nós temos uma equipe forte com um pensamento muito firme nesse bem que a arte pode fazer em nossas vidas”.

O Diretor-presidente do Instituto ECOA, Mendes Júnior, expressou muita alegria por iniciar oficialmente a Escola. “É com muita felicidade que recebemos professores e alunos para o início das atividades da Escola de Artes de Sobral. Um sonho que aos poucos vai se concretizando com a ajuda de todos, com a ajuda de artistas e dos servidores. Pra gente é motivo de orgulho, uma satisfação imensa”.

As atividades começaram com a apresentação do Coral Vozes de Sobral, grupo criado em 1998, vinculado à Escola de Música de Sobral que, atualmente, segue sob regência de Quésia Carvalho.

Representando a linguagem cênica do Teatro, a Cia Primeiro Ato apresentou o espetáculo "Eu por inteiro", onde o ator Anderson Vasconcelos investiga as possibilidades e potencialidades de movimento de seu braço direito do qual nasceu com deficiência. “É para questionar o que é mesmo deficiência, e levar a cada um possa se perguntar, qual é minha deficiência?” define Anderson.

Também aconteceram apresentações de dança com companhia Marshall, grupo de danças urbanas de Sobral, com foco na identidade da periferia, do hip hop e das danças urbanas; companhia Street Dance, grupo que realiza espetáculos de dança que propõe o diálogo com o contexto social em que os integrantes estão inseridos. O Grupo Angel’s, coletivo de art' dance, composto por 5 integrantes, fecha as apresentações de dança da noite.

ESCOLA DE ARTES DE SOBRAL

Os encontros formativos da Escola de Artes iniciam com os cursos de dança e teatro no dia 08 de abril. Para a turma de dança, as aulas acontecerão durante às sexta e sábados na sede do ECOA Sobral. O Theatro São João é o espaço anfitrião das formações em Teatro e recebe as aulas nas quartas, quintas e sextas-feiras. Já os percursos formativos de música, seguem o calendário pedagógico da Escola de Música de Sobral - Maestro José Wilson Brasil.

Facebook