O Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Artes e Ofícios (ECOA) e a Secretaria da Cultura e Turismo (Secult) de Sobral realizaram a reabertura, neste sábado (05/03), do programa Escola de Artes de Sobral. Com extensa programação na Praça do Theatro São João. O momento marcou o lançamento do edital de inscrições para bolsistas nas formações em dança, teatro e música.

Ao todo são 40 vagas para teatro, 40 para dança e 48 vagas para música nas categorias orquestra (18 vagas), banda mirim (15 vagas) e Coral Vozes de Sobral (15 vagas). As inscrições podem ser feitas por meio do site do Instituto ECOA (ecoasobral.org) e seguem até dia 11 de março.

Os selecionados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 200 mensais durante o período de seis meses, com direito a prorrogação por mais 2 meses. O programa oferecerá percursos formativos em diversas outras linguagens artísticas, entre elas circo, artes visuais e literatura.

A programação de reabertura contou com diversas atrações artístico-culturais, opções de lazer para crianças e fomento ao empreendedorismo. Durante a cerimônia, a vice-prefeita Christiane Coelho ressaltou o incentivo à cultura da Prefeitura de Sobral e o movimento de reocupação dos espaços após dois anos de distanciamento social devido à pandemia de Covid-19. “Nesse momento em que a gente reabre a escola, com as medidas sanitárias necessárias, nós começamos também a reocupar os espaços. Isso nos dá muita alegria”.

Simone Passos, secretária da Secult, em meio ao sentimento festivo, reforçou o compromisso com a Escola de Artes de Sobral. “Não é só lançar. É agora que começa. A responsabilidade com essa política, de executá-la, eu não faço sozinha. Eu tenho uma equipe muito competente, muito responsável e de muito amor com esse trabalho. Meu sentimento é de alegria, perseverança e muita coragem”, disse Simone.

Mendes Junior, diretor-presidente do Instituto ECOA, comentou a felicidade em retomar a Escola de Artes. Nas suas palavras, “é uma alegria reelaborar esse projeto pensando numa perspectiva atual de formação dos artistas, saindo de uma pandemia que dificultou principalmente a classe artística”.

A Escola de Artes de Sobral tem como objetivo fomentar os processos de formação artística, promovendo uma pedagogia baseada na criação, produção, difusão, formação, pesquisa, intercâmbio e fruição das expressões artísticas e culturais.