Selo de Qualidade

A equipe da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult) recebeu, no período de 4 a 8 de janeiro, o consultor da Agência de Turismo Comunitário de Nova Olinda, Júnior dos Santos, para cumprir um extenso itinerário de visitas a pontos estratégicos da sede e dos distritos, bem como planejar o desenho e ampliação das rotas turísticas de Sobral.

A semana de atividades contou com momentos de atividades externas e grupos de trabalho (GTs) para debate e análise dos dados coletados, de forma a trabalhar a potencialização da atividade turística na região. No primeiro dia, as equipes da Coordenadoria de Turismo e Patrimônio apresentaram os principais pontos turístico da sede, passando pelo centro histórico, museus e equipamentos culturais.

Nos dias seguintes, a programação alcançou locais de riquezas ecológicas e arqueológicas, como também os mestres da cultura popular local, como mestres de Bois e Reisados e casas de farinha, articulando as possibilidades para o desenvolvimento de um turismo que possibilite ao município potencializar suas riquezas culturais, sociais e naturais.

"A equipe se debruçou sobre todo o rico acervo que Sobral tem e todas suas potencialidades, para incrementar ainda mais o turismo na região. Essa é uma pasta nova que agora vem desenvolvendo estratégias para mostrar as riquezas de Sobral ao mundo", explicou a coordenadora de Turismo, Paula Silveira.

AGÊNCIA DE TURISMO

Criada há mais de 10 anos em Nova Olinda, região do Cariri cearense, a Agência de Turismo Comunitário desenvolve roteiros turísticos que desenvolvam uma maior imersão na cultura e vivência da região, gerando renda para as famílias envolvidas.