A Secretaria da Cultura e Turismo (Secult) realiza, nos dias 9 e 10 de setembro, mutirões tira-dúvidas para atender os interessados em inscrever propostas para o Edital de Criação Artístico-culturais, da segunda fase da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. Os encontros acontecerão na modalidade virtual, por meio de transmissão pela página do facebook, e, presencialmente, nos distritos de Aracatiaçu, Taperuaba, Jordão e Jaibaras.
A equipe de técnicos estará circulando pelos distritos nos turnos da manhã e da tarde, nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Na manhã da quinta-feira (09/09), o momento acontecerá na Estação da Juventude de Aracatiaçu (Rua Cel. Miguel Arruda, 422 - Centro), e, pela tarde, na Estação da Juventude de Taperuaba (Rua Nossa Senhora do Carmo, S/N - Centro). Na manhã de sexta-feira (10/09), o tira-dúvidas será na Escola José Euclides Ferreira Gomes Júnior, no Jordão (Rua Onofre Gomes Oliveira, S/N - Centro),e, pela tarde, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) - Unidade Jaibaras (Rua do Comércio - 590 - Centro).
O momento será direcionado para orientações e tira-dúvidas das pessoas interessadas em participar da seleção. Serão esclarecidos detalhes sobre o edital, suas especificidades e orientações sobre o Mapa Cultural, principal plataforma utilizada nas seleções de editais.
SOBRE O EDITAL
Lançada em 1º de setembro,, a Chamada Pública para Seleção de Propostas de Criação Artístico-culturais (DOM nº 1152) marca o início da segunda fase da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural que, após alterações pelo Governo Federal, permite a utilização do saldo remanescente de 2020 pelo distrito federal, estados e municípios.
Em Sobral, foram disponibilizadas três modalidades para os proponentes inscreverem seus projetos: criação e desenvolvimento; pesquisa e formação. O edital visa oferecer auxílio aos trabalhadores da cultura, grupos e coletivos que sofreram os impactos sociais e econômicos da pandemia, por meio do incentivo à criatividade artística e o fomento às expressões culturais.
As inscrições ficam abertas até o dia 30 de setembro, exclusivamente por meio do Mapa Cultural. Serão contempladas 18 linguagens artísticas e até 41 propostas serão selecionadas.