Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

Com ações formativas, percursos culturais pelo Parque da Luz e novos espetáculos no Planetário de Sobral, a programação celebrativa levará também telescópios para três bairros da cidade com o projeto Estrelas na Praça. As ações são gratuitas e acontecem nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho.

O projeto Estrelas na Praça é uma ação de descentralização dos serviços ofertados no Museu de Ciências, localizado na Praça do Patrocínio (Centro), com o intuito de promover o acesso às ciências e a cultura à população. Os equipamentos estarão disponíveis a partir das 18h30, no Parque Lagoa da Fazenda (30/05), no Parque Evangelina Saboya (31/05) e no Alto do Cristo (01/06).

A secretária da Cultura e Turismo, Simone Passos, comenta sobre a importância da descentralização das ações. "Nós temos sempre uma programação de observação do céu na Praça do Patrocínio e esse projeto dá acesso a pessoas que não estão próximas e não podem se deslocar até lá. Haverão técnicos acompanhando e explicando como observar as constelações. Então se o céu estiver limpo e aberto, garantimos o acesso à uma experiência incrível".

O diretor do Parque da Luz, Genilson Oliveira, destacou importância de promover o acesso às ciências e à cultura no município. “Essas ações fora do Centro da cidade instigam o interesse dos jovens a se aproximarem das ciências e da cultura, entendendo-as como parte de nossas vidas”, afirma.

A programação é uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias da Cultura e Turismo (Secult) e da Educação (SME), com o objetivo de celebrar os 104 anos do Eclipse Solar e os 24 anos da inauguração do Museu de Ciências, ambos acontecidos no dia 29 de maio, com ações focais no Parque da Luz, como também nos bairros para um maior atendimento da população e democratização do acesso.

MUSEU DE CIÊNCIAS
Inaugurado em 29 de maio de 1999, em celebração aos 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade em Sobral, o Museu de Ciências funciona com exposições históricas e formativas no local onde as equipes de Albert Einstein se instalaram para realizar seus estudos.

O espaço funciona atualmente com duas alas, uma dedicada aos fatos históricos e outra com jogos interativos. O Museu de Ciências integra o complexo educativo do Parque da Luz, junto do Planetário de Sobral, e recebe visitações orgânicas, além de agendamento para turmas a partir de 10 pessoas.

Facebook