Imprimir
Categoria: Site

 

Casarão construído pelo Pe. Francisco Jorge de Sousa, por volta de 1858. Após sua morte, o prédio foi vendido ao Senador Francisco de Paula Pessoa, que por longos anos foi residência das famílias Paula Pessoa/Figueiredo. “Reconstruído em 1897, guardando suas linhas arquitetônicas originais” (GIRÃO 97;51).

No ano de 1990, foi demolido parcialmente, sendo embargado através de uma ação popular impetrada na justiça por um grupo de sobralenses entre os quais o ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda que atuou como advogado da causa. Posteriormente, foi desapropriada pelo então governador, Ciro Gomes.

A administração Municipal de Sobral, na gestão do prefeito Cid Gomes, articulou um projeto para a Lei Estadual de Incentivo a Cultura que foi aprovado, sendo assim possível restaurar e equipar o referido prédio.

Sobre os escombros do tradicional “Solar dos Figueiredos”, a Casa da Cultura de Sobral surge. Inaugurada em 19 de março de 1998, foi sede da Secretaria da Cultura até o ano de 2018. Ao final desse ano, a Casa tornou-se um equipamento cultural, dispondo de galeria de arte, espaço de convivência para realização dos mais diversos eventos culturais e a sala de cinema Falb Rangel.